É possível se prevenir para imprevistos que impossibilitem saldar alguma prestação de um empréstimo contratado?

A resposta direta a essa pergunta é sim, é possível. Existe uma categoria de seguro que assegura ao devedor, no caso da ocorrência de algum imprevisto, o pagamento de parcelas do empréstimo devido. Essa modalidade de seguro se chama Prestamista, e é ofertada por várias Instituições no mercado.

O seguro Prestamista usualmente cobre prestações ou o saldo devedor por completo de um empréstimo, desde que o imprevisto/ocorrência esteja devidamente coberto na apólice do seguro contratado. É um seguro destinado exclusivamente para quem contrata algum tipo de empréstimo.

Como regra geral, as ocorrências cobertas por essa modalidade de seguro se referem àquelas que impossibilitam o devedor de saldar os compromisso assumidos, sendo as mais usuais:

• Doença ou problemas físicos que impossibilitem o devedor de trabalhar ou auferir seu rendimento mensal;

• Perda de emprego e, portanto, da renda mensal do devedor;

• Morte e/ou invalidez do devedor.

Como o período de vigência do seguro costuma ser igual ao do empréstimo, o devedor está 100% coberto enquanto durarem as prestações. Trata-se de uma segurança para o devedor assim como para a Instituição Financeira que concede o empréstimo.

No caso da ocorrência de um imprevisto coberto pela apólice do seguro, a seguradora reembolsa o credor (Instituição Financeira que concedeu o empréstimo), amortizando ou até mesmo quitando a totalidade da dívida.

Rolar para cima